Apresentação

Criado em 2000 com o intuito de fazer um levantamento das pessoas, entidades, instituições e empresas que trabalham com cultura direta ou indiretamente, em Alagoas, para possibilitar um conhecimento do que se produz na área no Estado, o Guia Ensaio vem realizando um trabalho sem precedentes, desde sua criação em 2000, cadastrando as mais diversas ocupações e atividades culturais de Alagoas. São mais de seis mil contatos, já cadastrados, não só em Alagoas, como em várias partes do Brasil e do mundo, pois há alagoanos trabalhando e desenvolvendo a nossa cultura em mais lugares do que podemos imaginar.

Muitas vezes pessoas comuns precisam entrar em contato com artistas, grupos, bandas ou até mesmo com quem alugue equipamentos de som, iluminação, palco, banheiro químico, filmagem, etc, e não sabem onde procurar, pois esses contatos não se encontram na lista telefônica. O Guia Ensaio surgiu da necessidade do produtor cultural Keyler Simões, que é Jornalista há 17 anos, de estreitar esses contatos, ajudando no desenvolvimento de quem trabalha com cultura em nosso estado, centralizando-os e tornando-os acessíveis à maioria das pessoas, seja, pela edição impressa ou pela sua versão digital, na internet.

Há 15 anos cadastrando e divulgando os contatos de artistas, bandas, empresas e de qualquer um que trabalhe ou viva de cultura direta ou indiretamente, em Alagoas, o Guia Ensaio - Guia da Cultura Alagoana prepara uma edição especial para essa comemoração de seus treze anos de vida. Mantendo suas diretrizes iniciais, o trabalho de cadastramento continua inteiramente gratuito, não se cobra nada para as pessoas, empresas e instituições se cadastrarem e nem pela distribuição do exemplar, que é gratuito e com 5000 exemplares. por isso o cadastro é espontâneo. 

As categorias cadastradas nesta edição são:
1.Arquivos, Patrimônio Material, Imaterial e Museus
2.Artesanato, Moda e Design
3.Artes Cênicas
4.Artes Visuais, arte digital e fotografia
5.Audiovisual
6.Cultura Afro-Brasileira
7.Culturas Populares
8. Instituições
9.Literatura, Livro e Leitura
10.Música
11.Mídia
12.Prestadores de Serviços e comércio
13.Produtores culturais

Podem se cadastrar órgãos públicos que lidem de alguma forma com cultura, Pontos de Cultura, ONGs, institutos, programas de rádio, tv, internet, jornais, revistas, escritores, músicos, empresas de aluguel de som, iluminação, palco, segurança para eventos, assessorias de comunicação, consultorias, artesãos, pintores, fotógrafos, webdesigners, designers gráficos, gráficas etc...

Além de um guia de contatos, o Guia Ensaio também é uma revista voltada para assuntos culturais onde se divulga e exalta a produção cultural alagoana, editado pelo Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões. O Guia Ensaio é distribuído gratuitamente e sua edição é viabilizada por meio de anúncios e de apoios culturais.

A edição do Guia Ensaio, Guia da Cultura Alagoana, comemorativa pelos seus treze anos de atividade, dá prosseguimento ao trabalho em prol da divulgação e cadastramento da cultura de Alagoas. O primeiro, e único, guia cultural realmente democrático de Alagoas. O Ensaio circula com uma tiragem de 5000 exemplares distribuídos gratuitamente e é distribuído além de Alagoas, em outros estados, entregue a produtores, empresários, imprensa, órgãos e instituições de cultura.

Nestes 15 anos, o Guia Ensaio lançou vários produtos e projetos culturais como:

1.      CD “Sonho de Criança”, da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro
2.      CD “Música Popular Alagoana Volume I”, com Mestre verdelinho, Tororó do Rojão, Nelson da Rabeca e Jurandir Bozo
3.      DVD “Rabequiê – a vida e a obra de Nelson da Rabeca”
4.      CD “Música Popular Alagoana Volume II” com o título “UnirVersando”, de Mestre Verdelinho
5.      DVD “Esquenta Muié – 30 anos de pífanos em Alagoas” sobre a banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro
6.      CD “Música Popular Alagoana Volume III” com o título “Chau no Capricho”, de Chau do Pife
7.      Site Balaio de Fatos

Essa é uma demonstração da importância e relevância de nosso trabalho. O Guia Ensaio é uma publicação de referência para a imprensa local e regional em busca de novas pautas para seus jornais, sites, rádio e programas de televisão.