terça-feira, 27 de agosto de 2013

De volta ao impresso

Após dois anos apenas com sua versão digital, o Guia Ensaio retornará em outubro com sua versão impressa, deste que é o único guia da cultura alagoana.

Surgido de uma necessidade pessoal e profissional de facilitar o contato entre artistas e prestadores de serviços e o público em geral, o Guia Ensaio vem desde 12 de abril de 2000, realizando um trabalho de localização de quem faz ou trabalha com cultura direta ou indiretamente em Alagoas.


"Fazer o Guia Ensaio é um prazer, uma realização pessoal e profissional pois nele e com ele exerço minhas duas atividades profissionais: a produção cultural e o jornalismo, divulgando, cadastrando e diminuindo distâncias com algo tão simples: um guia", explica Keyler Simões, idealizador e editor do Guia Ensaio.

As matérias publicadas no Guia Ensaio visam também essa divulgação de nossa produção cultural, além de servir como um registro histórico do momento.

20 anos de Produção cultural

Esta edição de 13 anos do Guia Ensaio, marca também os 20 anos de produção cultural de seu criador: o Jornalista e produtor cultural Keyler Simões, que em 16 de outubro de 1993 estreava na produção do programa de rádio FM: Rádio Alternativa, na Rádio Maceió FM, um programa que originou-se de um informativo que ele publicava após se formar no 2º grau, hoje Ensino Médio. Tanto o jornal como o programa eram produzidos em parceria com seu primo Andrei Voss.

Foi com o programa de rádio, que já era uma paixão desde os seus 14 anos de idade, que Keyler entrou em contato, inicialmente com artistas e bandas de rock e em seguida com os mais diversos segmentos culturais de Alagoas.

Quando lançou em abril de 2000, o Guia Ensaio, Keyler foi convidado a trabalhar na Secretaria de Estado da Cultura, no Governo de Ronaldo Lessa, por Fernanda Reznik, que logo transformou-se em sua grande amiga, parceira em diversas produções e depois, sócia.

"O Guia Ensaio tem muito disso, de ser um 'aproximador' das pessoas e até hoje, mesmo com sua versão na internet, muita gente me liga para pegar contatos dos mais variados, entre artistas e prestadores de serviços, principalmente dos colegas da imprensa que enxergam e tem o Guia Ensaio como uma boa fonte de pautas para seus veículo de comunicação".

Edição de 13 anos

A próxima edição será lançada em outubro, e as inscrições já estão abertas até o dia 16 de setembro, bastando acessar o blog do Guia Ensaio: guiaensaio.blogspot.com.br ou o site www.balaiodefatos.com, e preencher o formulário gratuitamente. Serão 12 categorias cadastradas: Arquivos, Patrimônio Material, Imaterial e Museus; Artesanato, Moda e Design; Artes Cênicas; Artes Visuais, arte digital e fotografia; Audiovisual; Cultura Afro-Brasileira; Culturas Populares; Literatura, Livro e Leitura; Música; Mídia; Prestadores de Serviços e comércio; Produtores culturais. As nove primeiras referem-se aos nove segmentos adotados pela Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió, na formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, e as três últimas são categorias específicas do Guia Ensaio.

O Guia Ensaio tem uma tiragem de 5000 exemplares com distribuição gratuita, entregue em entidades, empresas e órgãos ligados à cultura, em Maceió e em mais de 90 pontos em Alagoas e em outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário